segunda-feira, 24 de setembro de 2007

NA MIRA -- ELEITO O NOVO PRIMEIRO MINISTRO DO JAPÃO

...E não é Taro Aso, o ministro das Relações Exteriores fãs de mangás e animes =/

O eleito para substituir Shinzo Abe, que renunciou no dia 12/9, foi o conservador moderado Yasuo Fukuda, 71 anos. Ele recebeu 300 votos na eleição interna do Partido Liberal Democrata, a PLD, contra 197 de Taro Aso, que continuará no ministério das Relações Exteriores.




...E eles podiam ter escolhido um ministro que podia contribuir com uma visão mais moderna das coisas, não?

Não, não podiam.
Nessas horas eu me recordo dos diálogos entre Chiaki Asami e Hojo Akira, os anti-heróis de Sanctuary, que alegam que "enquanto o Japão estiver largado na mão de velhos preguiçosos, nada mudará"... e por isso fazem alianças tanto dentro da política quanto na Yakuza (!!!) pra tentarem transformar o Japão no "santuário" da maneira como eles acreditam que deva ser, através das mãos dos jovens.

Não sou entendida de política (infelizmente), quanto mais externa. Mas eu vejo que essa crítica que o Sho Fumimura faz no mangá é muito pertinente, pois é uma postura que se encontra em qualquer país, mas principalmente no Japão e em suas "colônias": a mentalidade tradicionalista tenta de todas as formas "segurar" aquilo que é novo e de certa forma, sufocá-lo ou "mantê-lo sob controle". E não parecem se importar com o fato de que, se isso mantém a estabilidade, também causa estagnação.

Sei que a juventude japonesa é uma das mais desencanadas de política do mundo, por causa da estabilidade do país. Mas quem sabe ainda chegará o dia em que a juventude japonesa, apesar do seu atual conformismo, resolverá contribuir pra mudar as coisas (de maneira menos maquiavélica que em Sanctuary, de preferência.)

Nenhum comentário: