quinta-feira, 11 de outubro de 2007

PARA VER -- STARDUST, baseado em obra de Neil Gaiman, estréia amanhã nos cinemas

Baseado na obra de Neil Gaiman, o filme STARDUST -- O Mistério da Estrela Cadente (que embora tenha tido sua estréia mundial em 9/8, vergonhosamente só estréia no Brasil agora em 12/10).

Stardust conta a história de Tristan Thorn, um jovem rapaz que vive num pacato vilarejo no começo do século XX. Apesar de possuir uma origem misteriosa e sua vila fazer fronteira com nada menos que o mundo das fadas (cuaj divisória fica por conta de um muro vigiado dia e noite), Tristan não podia ser mais "normal" -- tímido, sonhador e completamente apaixonado por Victoria, a garota mais bonita da vila.


Para provar seu amor, Tristan decide ultrapassar o muro e entrar no mundo das fadas, afim de alcançar uma estrela cadente para presentear Victoria. No entanto, sua vida se transformará radicalmente -- encontros com bruxas, piratas, criaturas mágicas e príncipes sombrios farão parte de uma jornada que culminará na revelação de um grande segredo sobre o próprio Tristan.

Escrito por Neil Gaiman (o conhecido autor de Sandman) e ricamente ilustrado por Charles Vess, Stardust foi originalmente publicado em 1997, e alçado quase que imediatamente a status de uma das melhores obras do autor.

A princípio Gaiman tinha receios de ver Stardust adaptado para cinema -- mas ao acompanhar o trabalho de fotografia e direção de Matthew Vaughn, mudou rapidamente de idéia, postando regularmente em seus blog suas impressões (e "empolgações)" ao longo da produção.



Uma das grandes promessas do filme é que ele não parecesse só "mais uma" superprodução do gênero de fantasia, como tem ocorrido tantas desde o estouro de O Senhor dos Anéis. "Eu basicamente adoro romances fantásticos, mas queria fazer um filme fantástico não fantasioso", declarou o diretor em entrevista recente.

Stardust conta ainda com um elenco de peso, com nomes como Michelle Pfeiffer, Robert DeNiro e Claire Daines .






Confesso que estou curiosíssima para ver este filme.

Sou uma grande fã de Gaiman e especialmente de Stardust -- e confesso que quando vi as primeiras fotos da produção, fiquei um tanto... decepcionada (não gostei das caracterizações, em especial a da bruxa que Pfeiffer interpreta -- minha personagem predileta!).

O primeiro trailer do filme também não ajudou a melhorar minha impressão -- tanto que fiquei espantada diante das afirmações do diretor Vaughn de "fazer um filme de fantasia com proposta mais realista", pois em tudo a angulação de câmera, as gags, a fotografia me lembra algo meio pastelão.

No entanto, diante dos relatos empolgados do Neil Gaiman em seu blog, não quero formar opinião antes de assistir.

Mas que o Robert De Niro tá a cara do Paulo Goulart nesse papel... ah, isso ele está!!





Robert de Niro (à equerda) e Paulo Goulart (à direita): um no mundo das fadas e outro no mundo dos humanos?

2 comentários:

Leonardo Finocchi disse...

O filme é legal, mas nada de espetacular. Não sei se está completamente fiel ao livro porque não li.
O melhor do filme é o Robert de Niro.

Anônimo disse...

Bem, depende do que você espera do filme: Uma adaptação o mais fidedigna possível ou uma história que conserve o que seria o principal, que é o desenvolvimento do relacionamento entre a estrela e Tristan ?

Porque o filme resolve seguir a 2ª opção e pelo menos para mim (eu li o livro algumas semanas antes do filme estrear) eles conseguiram mostrar muito bem isso, por mais cortes e alterações (algumas superiores ao próprio original na minha opinião!!) que foram feitos.

E reitero que o filme vale no mínimo pela interpretação do Robert de Niro como Shakespeare. Simplesmente rachante