segunda-feira, 5 de novembro de 2007

COSPLAY SHOWROOM -- JH faz matéria sobre mangás femininos e cosplay

Em uma tentativa de aproveitar a realização do Fest Comix neste último fim de semana, em São Paulo, a equipe do Jornal Hoje, da Rede Globo, realizou uma matéria falando de mangás e cosplays, que foi ao ar dia 3/11, no sábado.

A matéria abordava o sucesso dos mangás entre o público feminino, e falava um pouco sobre o cosplay, entrevistando cosplayers conhecidas no fandom como Mônica Somenzari, Carol "Manachan" Ferreira, Léa "Kaoru" Dias, Carol "Nef" e Ana Paula "Anninha".

A equipe de reportagem também entrevistou Elza Keiko, editora de mangás da Panini, para falar um pouco dos mangás femininos.

No entanto, o que podia ter sido uma boa matéria se transformou em uma grande confusão. Sem se aprofundar nem no assunto cosplay, nem no de shoujo mangá, a edição final que foi ao ar dava a entender que pra gostar de mangás femininos as garotas tinham que se vestir como as personagens.

Para completar, nomes de entrevistadas foram trocados e substituídos: Mônica Somenzari virou "Sornezari" e Léa Dias -- que já é formada em moda -- foi identificada como "Yasmin da Costa, 12 anos" (obviamente uma das crianças pêga durante o evento que concede depoimento durante a matéria, sem identificação.)

Uma pena que um assunto tão interessante -- e pouco explorado, diga-se de passagem -- quanto a relação entre o público feminino e os mangás tenha resultado numa matéria pouco aprofundada e cheia de erros -- que não deveriam ser encarados como "normais". A própria Globo já havia realizado uma matéria sobre convenções de anime e cosplay, trazendo entrevistas com diversos cosplayers e com a própria Yaya Han durante o AnimeCenter, ainda esse ano, cujo resultado foi uma ótima matéria.

Para conferir vídeo da matéria do Jornal Hoje sobre cosplays e mangás femininos e sua versão por escrito, clique aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

Ahh, só agora que eu vi! *o*~~

vc fez uma reportagem sobre a nossa entrevista, hahahaha

vc devia estar lá!
U_U~~

beijos minha linda
X*~~

(nef)