terça-feira, 18 de setembro de 2007

COSPLAY SHOWROOM -- AnimeCenter, Yaya Han e Cosplayers no RJ TV

O já tradicional evento AnimeCenter, no Rio de Janeiro, realizado no dia 25 e 26 de agosto de 2007, também foi tema de uma boa (porém curta) matéria no programa RJ TV.

A matéria explica um pouco sobre o universo cosplay, de forma rápida mas eficaz. No entanto, a ênfase maior fica por conta da convidada especial do evento, a bela e talentosa cosplayer chinesa radicada nos EUA, Yaya Han (que também foi juíza do concurso de cosplay do evento).

O único porém da matéria é explicar demais o que é cosplay e mangá e de menos o que é "otaku", dando a impressão que todo fã de mangá é necessariamente cosplayer (desnecessário dizer que não é bem por aí, embora eu ache que pelo menos 80% dos otakus já fizeram pelo menos um cosplay na vida -- mesmo que "de armário").

Mas já foi uma iniciativa positiva e muito válida da Rede Globo de mostrar o hobby como algo saudável -- uma tentativa, talvez, de limpar o fiasco da matéria espetaculosa saída no Fantástico, de meses atrás, que tentava "linkar" forçadamente a fuga de dois jovens namorados cariocas com o hábito de fazer cosplays?

Confira a matéria do Anime Center aqui ou clique abaixo!



foto 2: Yaya Han (arquivo pessoal)

Nenhum comentário: