sábado, 29 de setembro de 2007

COSPLAY SHOWROOM -- Cosplay na Veja São Paulo

A Veja São Paulo desta semana dedica duas páginas da sessão de Comportamento para falar de Cosplay.

A matéria fala um pouco sobre sobre como os jovens se dedicam ao hobby, algumas "agruras" que cosplayers passam e citam eventos como o World Cosplay Summit e o Yamato Cosplay Cup.


A reportagem inclui depoimentos de Andressa Miyazaki (A conhecida cosplayer Lilithy), Maurício e Mônica Somenzari (os vencedores do WCS 2006), Fernando "Ferio" Siqueira (administrador do site Cosplay Brasil) e Marcella Brognioni e Clailson Sousa (mais conhecidos como Kakaroto e Maru).

Quem assina a matéria é Gisele Kato e as fotos são de Mario Rodigues.


Confira a matéria da Veja sobre cosplay
aqui.


Revista Veja
3/outubro/2007
Ano 40 nº 39

fonte: revista Veja São Paulo




Minha opinião pessoal: a matéria não está ruim e fala de características do hobby que são bem interessantes, mas poderia ter ficado melhor. O tom que a repórter usa insiste em estereotipar os cosplayers como "pessoas fantasiadas que curtem persoangens de olhos exageradamente redondos"... e traduzir cosplayers como "jogadores de fantasia" (omgwtf?!) me pareceu bastante incorreto (e infeliz).

E terá sido coincidência a reportagem ser publicada na edição cuja capa é "100 Programas para curtir com as Crianças"? (Bem, pelo menos a matéria em si em nenhum momento fala explicitamente que fazer cosplay é um hobby infantil).

2 comentários:

Florisvaldo^_^! disse...

Aí eu tava hoje na Saraiva do Shopping Eldorado, folheando a Veja (folheando mesmo, porque eu não consigo ler uma revista tão inútil quanto a Veja - só se salva a Vejinha.), e eis que encontro a matéria^^! Pensei na hora: "Petraaaaa!! Não queria dizer uma coisa dessas, mas...pegue a Veja dessa semana^^!"

Graças a ela soube de muitas coisas...nem sabia que muitos cosplayers usam o Ibirapuera pra fazer sessão de fotos! Fora isso, fica como um tipo de "cartão de visita" pra quem não conhece o ramo^^.

(escreveu Florisvaldo, que achou o Maurício Somenzari estranho na foto. Ele tava a cara do Vingaard!! Quase pensei que tinham botado a legenda errada, vê se pode! E boa sorte pra eles no México^^!)

Petra disse...

Fala seu Flóris!

Mas então, quem começou esse lance de tirar foto no Ibirapuera foia galera do Fórum Cosplay Brasil.

Só não sei se foi uma boa falar tão por alto sobre isso, tou imaginando o público da revista lendo a matéria e achando que o pessoal vai em piqueniques no parque vestidinhos de Pikachu... u_u"

Tipo, o que eu não curti na matéria foram apartes que a repórter inseriu pra dar "um gostinho" e que a meu ver ficou meio bobão -- tipo "Um limite estreito entre a realidade e a ficção" (fica parecendo que a gente confunde vida real e fantasia) ou " Uma peruca preta pra lá de bizarra" (peruca preta, bizarra?? Era a peruca do Roy mustang, um dos persoangens de anime de escalpo mais NORMAL que eu conheço. A peruca de Rociel do Psy então é do espaço sideral, né...)

Mas enfim, pelo menos ela não acusou cosplayer de fugir de casa por causa do hobby, então deixa quieto u_u"