sábado, 22 de setembro de 2007

NA MIRA -- Japão pode vir a ter o Primeiro-Ministro "Otaku"

No 12 de setembro, o então primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, renunciou ao seu cargo. Seu mandato foi permeado por inúmeras gafes de ministros e escândalos de corrupção, que chegou a levar um de seus ministros ao suicídio. Com as denúncias recentes e a crescente falta de aprovação popular, Shinzo Abe decidiu abdicar.

Neste domingo, dia 23/9, o parlamento japonês votará pelo seu sucessor. O grande favorito é Taro Aso, secretário geral do Partido Liberal Democrata. (foto à direita)

A polêmica corre por conta de Taro Aso ser assumidamente
quadrinhófilo e grande fã de animes e mangás.

Aso já afirmou ler 20 títulos de mangá por semana (um número impressionante para qualquer leitor adulto no Japão), e se tornou conhecido por ter feito um discurso em Akihabara (a meca dos otakus japoneses). Basta dizer que seu anime preferido é Rozen Maiden.


INCENTIVO À INDÚSTRIA CULTURAL


Enquanto era Ministro de Relações Internacionais, Aso foi o responsável pela criação do Prêmio Internacional de Mangás, destinado a mangás produzidos fora do Japão (concurso no qual, aliás, a HQ brasileira Holy Avenger ficou em 5º lugar) e contribuiu para o apoio do Ministério das Relações Exteriores para com o concurso World Cosplay Summit.

Apesar de seus discursos um tanto xenófóbos, o ministro demonstra crer que a melhor maneira do Japão demonstrar sua força em relação a outros países é conquistando jovens estrangeiros através da produção cultural tipicamente nipônica.

Com a expectativa em torno de Aso para assumir, o mercado financeiro já está reagindo. No mesmo dia em que Shinzo Abe renunciou, as ações de empresas ligadas à area de animes e mangás fecharam com altas de até 71%.

A especulação geral que se faz é o que mudará caso ele se torne o Primeiro Ministro -- se a área de mangás e animes crescerá, serão criadas leis de incentivo, e/ ou de maior troca na produção cultural entre Japão e outros países, ou se Taro Aso deixará de lado a linha que vem seguindo até então, com as novas e inúmeras responsabilidades que viriam com seu novo cargo.

Fonte: Omelete, Veja



...O mais engraçado disto é que eu me recordo, no Blog das Aventuras Cosplay de 2007, do vice primeiro-ministro das relações exteriores, Katsuhito Asano, comentando como "gostaria que seu colega (Taro Aso) estivesse ali para receber os cosplayers, já que ele era um grande fã de mangás e animes". (veja aqui!)

Será que Maurício e Mônica (os vencedores do WCS 2006) poderão contar pros netos que conheceram o sujeito que viria a ser o Primeiro Ministro do Japão graças ao concurso de cosplay que um dia ganharam?

Nenhum comentário: