terça-feira, 11 de setembro de 2007

PARA LER -- Fairy Tail

Cansado de detetives do sobrenatural, ninjas com macacão indiscreto, shinigamis e afins? Bem, eu estou. E na minha procura por diversidade acabei esbarrando em Fairy Tail. De cara, não botei muita fé, quando vi o tipo de estilo e de traço -- mas resolvi dar uma chance.

E não apenas não me arrependi... como me viciei.

Fairy Tail tem aquele humor nonsense de Dragon Ball em seus primeiros anos, com o senso de aventura e luta a la Shaman King. Ainda guarda similaridades com One Piece, como se fosse uma versão mais detalhada e "embonitada" do traço de Eichiro Oda -- mas o autor, Hiro Mashima, apresenta ainda narrativa mais limpa, mais ágil (e mais cativante, na minha modesta opinião!)

A história fala de um mundo onde a Magia é um modo comum de ganhar a vida, e sobre a guilda de magos mais encrenqueira desse universo: A Fairy Tail do título ("Fairy Tail = Cauda de Fada", trocadilho com "Fairy Tale = Conto de Fada".)

Fazia tempo que não curtia tanto um mangá declaradamente de humor/aventura (ultimamente só andava me fixando mais nos seinnens --mangás adultos-- e undergrounds). Mas é difícil não se prender à história e aos personagens aloprados e suas características absurdas:

Natsu, o protagonista, mago que manipula o fogo com ferocidade, mas fica imediatamente enjoado ao sequer pisar em um meio de transporte (mesmo que este esteja parado); Happy, eternamente sorridente mesmo nas piores situações; Erza, a valquíria macha que faz até os homens mais fortes da guilda temerem-na; e Gray, mago que controla o gelo e vive ficando desnudo "sem querer" numa paródia e crítica hilária ao fanservice.

(Aliás, Fairy Tail deveria entrar pra história como um dos mangás mais democráticos já criados, só pelo fato de ter fanservice tanto pro público masculino quanto também o feminino!)

...E por fim, há Lucy, a maga estelar que sofre na mão dos próprios summons que costuma evocar -- e o próximo cosplay da minha lista, já em andamento =)

A excelente equipe do Quadradins já trouxe a série até o capítulo 10 para o português, em uma tradução excelente (e hilária, por conta dos editores) que você pode encontrar aqui.

E se você ler tudo tão rápido quanto eu e quiser se arriscar a continuar lendo em outra língua, a série toda em inglês pode ser encontrada aqui.

Podem anotar: Fairy Tail ainda vai se tornar tão "modinha" quanto Naruto, Bleach, Fullmetal Alchemist e One Piece. Aproveite pra conhecer agora, enquanto ainda não é!

2 comentários:

Renato disse...

Fairy Tail é viciante³, tb acho que vai ser a próxima modinha (assim que sair o anime), hehehehehehe
legal que vc tá gostando, srta... vai ver que mais pra frente fica cada vez melhor
mas eu prefiro que, por enquanto, seja mais underground msm... pq qdo estourar vai ser foda uhauhahauhauha

Anônimo disse...

Hm... Vou seguir sua dica.