domingo, 23 de setembro de 2007

PARA VER -- Matéria Antiquíssima Sobre Mangá no Globo Repórter (1996)

Essa é direto do túnel do tempo: uma das primeiras reportagens sobre anime e mangá feitas pela TV... há mais de dez anos!

Sim, esse é um pequeno "cutout" de uma matéria feita pelo Globo Repórter sobre o Japão, em 1996.

Contextualizando historicamente: nessa época ainda não havia eventos de anime abertos ao público (o 1º, o Mangácon I, foi realizado pela Abrademi, mas era apenas para membros do clube), fazia apenas dois anos que Cavaleiros do Zodíaco estreara na rede Manchete (e se não me engano ainda não tinha passado até o final), ninguém sabia direito o que era cosplay e ríamos se alguém dissesse que um dia mangás seriam publicados em português.

Enfim, confiram a matéria a matéria abaixo. Destaque para a narração que chama os quadrinhos de manga, e da música Cha-la Head Cha-la de Dragon Ball (que ainda NÃO passava na TV) ao fundo.


Apesar da superficialidade da citação de que "os heróis japoneses parecem ocidentais, com olhos grandes, pernas compridas e cabelos esvoaçantes" (e nem pra falar do Tezuka...) ainda assim a matéria foi mais a fundo do que hoje as TVs costumam ir, ao entrevistar profissionais da Kodansha e da Toei, falando um pouco como funciona a indústria dos quadrinhos no Japão.

Mas ainda não entendi porque escolheram falar de Street Fighter, que nesse período passava no SBT!

Um comentário:

MaJu Bellu disse...

Nossa! Que legal! Adorei essa reportagem^^ Foi bem na �poca que eu comecei a realmente me envolver no mundo anime/mang�^^