terça-feira, 23 de outubro de 2007

Rascunho Express -- Fairy Tail: fã definitiva


Sim!

Finalmente alcancei o capítulo mais recente de Fairy Tail (capítulo 59).

Se antes eu tinha receio de falar mais a respeito da série por medo dela começar bem e ir decaindo (até pouco tempo atrás só tinha lido até o capítulo 20...), agora eu posso afirmar sem medo: É BOM DEMAIS!

Tiro o chapéu para Hiro Mashima, o autor (não, NÃO é o mesmo de One Piece...!) que soube usar as velhas fórmulas de histórias shonem dos anos 90 com uma roupagem atualizada e divertida, deixando assim aquele gostinho de nostalgia pra "velhos" como eu, mas com a sensação de algo novo!

Grandes qualidades do mangá:


DINAMISMO -- Às vezes aparece aqueles plots típicos de mangá shonem que você pensa "ai que saco, vão arrastar isso por um monte de capítulos agora"... e NÃO! A parada de resolve em um, no máximo dois episódos! O autor não tem medo de não "fazer render" um vilão ou plot, porque ele SEMPRE tem idéia pra algo novo a seguir.

NARRATIVA CLARA -- Diferente de outros manga-kas que sacrificam a clareza em prol da beleza (também conhecido como efeito "Achei lindo, mas não entendi o que aconteceu"), em Fairy Tail as cenas são bonitas E perfeitamente inteligíveis! Coisa rara nos mangás de hoje!

FANSERVICE JOINHA -- Eu sou a pessoa mais anti fanservice da face da Terra... odeio piadinhas de conotação sexual e exploração disso em HQs, me irrita profundamente!

MAS... admito que da maneira como é feito em FT, não dá pra não gostar! O autor sempre faz as piadas mostrando que é SIM a coisa mais idiota do mundo, nenhuma mulher tem mais ou menos vantagens por ser gostosa, e o melhor... TEM FANSERVICE PRA HOMENS E TAMBÉM MULHERES!

Tá certo! Se é pra ser sexy (ou tosco), que seja democrático!


PERSONAGENS CARISMÁTICOS -- O grupo principal de Fairy Tail é bem temperado e bem equilibrado (duas meninas, dois meninos e um bichinho bacana), com personalidades bem distintas (a séria posuda, o esquentado infantil, o esnobe barra-pesada e a "normal feliz". E o indefectível mascote engraçado, claro.)

Mas se por um lado isso cheira a clichê, por outro o autor consegue explorar bem as personalidades e bakgrounds, no entanto sem cair no dramalhão aparentemente "fatídico" da maioria dos mangá sque ousa "explorar o lado psicológico dos personagens".



Não canso de repetir: fazia tempo que não conseguia curtir mais mangás de "aventura básica", como eu chamo. Meu gosto tem andado mais pra velharias dos anos 70 ou pras paradas mais "underground" tipo Monster, Sanctuary, ParaKiss, Cinderalla...


Mas Fairy Tail... me faz sentir com 17 anos de novo. E com tana ansiedade pra continuar acompanhando a série como na época que eu voltava da escola seca pra pegar o capítulo do dia de YuYu Hakusho..


Agora é esperar pra ver se ganha série animada (0s otimistas apostam que isso acontecerá no verão de 2008), e conferir se realmente se transformará em modinha -- (os pessimistas apostam não tem dúvida sobre isso)...


Não hesite e leia Fairy Tail AQUI!

Nenhum comentário: